quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Les Galeries de Paris

Salut à tous!

Galeries Lafayette Haussmann, Paris, 26 de setembro de 2011.


Existem tantas outras galeries passages em Paris, mas essas duas, sem dúvida são as mais famosas: Galeries Lafayette e Printemps e  já sei também que muitos homens já estão parando a leitura por aqui ("lá vem falar de compras..."), mas por incrível que pareça eu acho que mesmo sem compras, vale muito à pena conhecer cada uma delas, mesmo porque nesse quesito, a vista que se tem de lá de cima é bem bonita e é uma vista única né? E no Natal as vitrines e a decoração são uma atração para parisienses e turistas.
Vista do terraço da Printemps (foto da internet)
Vista do terraço da Printemps (foto da internet)
Vista do terraço das Galeries Lafayette (foto da internet) 
Só que para ter essa vista vc vai precisar entrar e subir os nove (!!!) andares de lojas no caso da Printemps ou os sete (!!) andares no caso da Lafayette.

Os dois prédio ficam na mesma ~rua~ Boulevard Haussmann, bem atrás da Ópera Garnier. Comecei meu tour pelas Galeries Lafayette que começou ali mesmo pequenininha em 1908 e hoje é gigantesca, o grupo conta com mais de 60 lojas em toda a França e também no exterior, em Paris também encontrei uma Lafayette perto da Tour Montparnasse, mas não é a mesma coisa, é nessa Lafayette Haussmann que eu tinha um sonho de conhecer.
A parte de trás da Ópera Garnier
Logo que eu entrei fiquei de queixo caído pela beleza e luxo do lugar, depois vem os cheiros, as sensações, a música, as cifras, você fica totalmente envolvida, não tem nem o que falar é um templo do consumo, das grandes marcas do mundo todas reunidas bem ali, debaixo dessa cúpula cheia de detalhes que vai te deixar de pescoço doendo hehe

Cada andar que você vai subindo mais e mais lojas e sempre vai dar na cúpula e ficar babando, eu não poderia sair de lá sem uma sacolinha hihihi Quando dei de cara com o stand de maquiagens Dior e me lembrei que não tinha comprado meus batons ainda. Saí do meu transe ~estou em outro mundo~ quando uma vendedora veio toda super simpática perguntar se eu precisava de ajuda, quando eu dei por mim, eu já tava lá conversando com ela em francês numa boa sobre tendências de primavera/verão, e ela toda empolgada por que era primavera no Brasil e em Paris tinha acabado de terminar. Mas a deixa mais legal foi quando ela queria me mostrar o perfume J'adore da Dior e perguntou que perfume eu estava usando, eu fui obrigada a dizer: Miss Dior Chérie !! hahaha (praticamente a garota propaganda da Dior hein???kkkkk). Comprei um glo$$ e um batom (absolutamente maravilhosos, né nem precisa dizer, e esses eu uso de vez em quando, ao contrário do Chanel que ainda está intacto!!) que custaram, os dois 50,50 euros. Além disso ela me deu 3 amostras de produtos Dior um demaquilante, um creme e um hidratante, pergunta se eu usei: não! Também vai que eu me apaixono, fico escrava e tenho que comprar, aí ferrou huahuahau Mas como tava tudo muito bom pra ser verdade, na hora de passar o cartão ele não funcionou, que coisa, paguei em dinheiro e amei minha sacolinha Dior !!! Depois de aproveitar muito a Lafayette segui pra Printemps.

A Printemps, apesar de ser um visu mais clean, sem esses ouros todos que tem na Lafayette, tem produtos beeeeem mais caros e luxuosos pelo que eu percebi né? É bem mais antiga, de 1865 e conta com 20 lojas na França e uma em Tókio, nesse ano de 2013, a rede foi comprada por um grupo de investidores do Qatar (o mesmo Qatar que comprou o Paris Saint-Germain e a Copa de 2022 rsrsrs), na Printemps, meu objetivo não era compras e sim, subir no terraço e ter aquela vista !!!
Pra ter "aquela vista" eu comecei a subir e subir, passando e babando por várias lojas que eu nem sequer tinha passado perto na vida vestidos Givenchy, Lanvin, Alexander McQueen, Miu Miu, trenchs da Burberry que custam um rim kkk me senti dentro de uma revista Vogue huahauahua Eu tinha visto o mapinha de departamentos antes da viagem, mas nem dei muita bola, afinal, pra subir é só subir né? Mas peguei tanta escada rolante, que dava pra voltar pra São Paulo, tanta loja, tanta coisa e nada de terraço, comecei a ficar um pouco irritada com aquilo, como eu tinha conseguido me perder numa galeriaaaaaaa subia uma escada rolante e tinha que ficar procurando pelo departamento inteiro outra escada para subir, e era grande viu? Quando eu achei que tava no último andar dei de cara com um restaurante, fiquei animada já que tem um restaurante no terraço, só que a porta de acesso pra fora tava trancada e não tinha uma pessoa por lá :( Como eu comecei a ficar irritada e com fome eu larguei essa idéia de terraço e decidi descer tudo de novo (pequeno ódio disso ainda...)





Das revistas/catálogos que eu peguei nas galeries era claro que a Lafayette (a foto com os preços) tem produtos mais acessíveis, já a Printemps é mais alto luxo. Na saída, passando pela Rue Auber, me deparei com uma daquelas plaquinhas de menu du jour e era num pequeno restaurante simpático Le Pharaon, com mesas disponíveis na calçada e dessa vez eu não estava louca por causa do jetleg e sim, era o menu do dia!! Pra mim, uma refeição com salada+fritas+frango por 13,90 euros tava perfeita para aquela ocasião, eu não ia ficar inventando de comer pratos típicos e exóticos e diferentes, sei que não ia cair bem, então comer o que eu como basicamente nos meus 365 dias do ano kkkkkk 

Gente, fato inédito, imagens fortes do meu primeiro almoço decente em Paris!!

Eu fui entrando e o garçom veio me perguntar o que eu queria, juro que ele era simpático, não é lenda, foi fácil falar e ficar apontando a plaquinha do menu rsrsrs Sentei na calçada e pedi uma Coca (que tomo uma ou duas vezes por ano!!) pra acompanhar, porque nem em sonho eu ia tomar nem mais um golinho daquele suco de laranja, foi a coquinha mais cara da minha vida, 4,70 euros que dava mais de R$ 11,00 a mini garrafinha !!!! E o capuccino nosso de cada dia custou 5,90 euros, ou seja, R$ 14,00 a xícara média!!! E eu tava ligando pra isso?? Não que eu tenha uma árvore de dinheiro, mas foi muito legal almoçar vendo o movimento de Paris, o movimento de turistas e parisienses, o pessoal lendo jornal e tomando um café, a vista da Printemps e da Ópera Garnier, sem pressa.... (mas que bebidas mais caras, fala a verdade?? kkkkk). Por último, uma ida ao toilete que era, mais uma vez no porão e era lindo e luxuoso e limpo, por incrível que pareça, tinha até um francês fofo que me ajudou a abrir a torneira hahaha afff vai ser desajeitada assim lá em Paris ...

Rumo ao lugar que mais me surpreendeu em Paris, que eu mais amei, chega a doer de saudade da Ópera Garnier !!

À bientôt !

5 comentários:

  1. Tem uma portinha lateral na Printemps que dá acesso direto ao terraço.
    Na Lafayette, uma funcionária simpática nos explicou num português lindinho, escolhendo lentamente cada palavrinha que dizia, que havia um terraço e lá fomos nós tirar fotos.
    Não comprei nada na Lafayette. Deixei meus euros nas lojas nos arredores. Preços bem melhores.
    Agora, chic mesmo é ter um poster gigante cobrindo a lateral da Ópera Garnier. Poderosa Gisele. Uma menininha do interior do Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem Jacqueline?!!

      Olha, não sabia dessa portinha não hehe!! Só ouço falar de escadas e mais escadas! Bom saber, da próxima eu já sei, obrigada! mas com certeza nesses lugares é tudo super caro hehe

      Vc viu? a Gisele!! Eu pensei a mesma coisa lá, fiquei olhando pra ela toda absoluta em Paris, é isso aí menina!

      Excluir
  2. Oi Vânia!
    Este comentário vai ser longo :)
    Não sei por que, mas me parece que os "…muitos homens…" foi direcionado para mim.
    Nunca entrei em nenhuma das galerias, mas quero entrar um dia na Lafayette, puro interesse arquitetônico e culinário claro, já que nem se eu gostasse de comprar roupas, o que de fato eu odeio não teria dinheiro :(
    Vânia, você é fluente em Francês?
    Você não deveria ter desistido de ir ao terraço, foi uma pena.
    Agora peço licença para ficar nervoso com você! Claro que me refiro ao seu pedido no restaurante! Em plena Paris e você resolve comer fritas (vá lá que a invenção é deles), salada (qualquer lugar tem) e frango! E para completar a blasfêmia ainda me pede uma COCA! #$%$##$$* bem feito ter pagado caro! Até vinho é mais barato que a coca! Podia ter pedido uma Orangina, não é? E ainda diz que as comidas típicas poderiam cair mal… isso só se tivessem contaminadas. A beleza de se viajar está em poder experimentar o que o local nos fornece de original, paisagens, sons, língua, cores e é claro a comida. Na França não tem nada de exótico, bem que eu queria que tivesse. Um dia ainda vou na China e aí vou me esbaldar com grilos, escorpiões, tarântulas, todos os miúdos de todos os animais etc. Tenho muita vontade de experimentar uns miolos a douré yummmy!
    Ufa agora me acalmei!
    Brincadeiras (será?) a parte, fico feliz que tenha se sentido melhor neste dia e aguardo o próximo post.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Os "muitos homens" são pra todos os homens (99,99%) que não gostam de compras e shoppings e galerias e afins ;)
      Ahaha eu tô muito longe de ser fluente em francês, imagina em 2011, eu era péssssima rsrs

      Geeeente quanto stress por causa de uma Coca huahahau noooormal pode falar o que quiser, as diferentes opiniões são sempre benvimdas, pode elogiar e meter o pau mesmo haha

      Excluir
    2. Kkkkkkkk! Coca-cola is the evil! Kkkkkk

      Excluir