quarta-feira, 13 de março de 2013

Capela da Medalha Milagrosa

Salut à tous !

Paris, 24 de setembro de 2011, Capela da Medalha Milagrosa.


Minha próxima parada era na Capela da Medalha Milagrosa. Nas minhas inúmeras pesquisas sobre: "O que fazer em Paris?" me deparei com alguns posts sobre a Capela de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, localizada na 140, Rue du Bac.  
15 minutinhos de caminhada
Nesta Capela, ocorreram 3 aparições da Virgem Maria para uma noviça, a Santa Catarina Labouré, (que foi beatificada e canonizada anos mais tarde) e em uma dessas aparições, em 1830, a Virgem aparece com um pequeno globo dourado nas mãos, com uma cruz entalhada e de suas mãos saiam raios brilhantes. 

A voz pede a ela que faça muitas medalhas com esse modelo, com a inscrição em ouro: "Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós, que recorremos à Vós", para que, quem as usarem receba muitas graças. No verso, a medalha tem uma cruz com a inicial do nome de Maria, e dois corações, um coroado de espinhos e o outro transpassado por uma lança. Em 1832, acontece uma terrível epidemia de cólera em Paris, as medalhas começam a ser distribuídas e ocorrem muitas curas, o povo começa então a chamá-la de medalha milagrosa.

Não conhecia essa história, fiquei encantada e quando contei pra minha mãe, ela me perguntou: "E você vai passar por lá, né?" E quem negaria um pedido de mãe!! Pra minha surpresa, o endereço era entre o Jardim de Luxemburgo e Invalides, exatamente minha rota !!! Pelo caminho fui tirando algumas fotos, ruas bem tranquilas e temperatura esquentando, já que era quase onze da manhã!







Pertinho do Le Bon Marché, e não se parece em nada com uma capela (enfim, do que eu tenho em mente de como são as capelas hehe) tem uma porta grande com a estátua da Virgem Maria acima. 




Antes de entrar na capela propriamente dita, tem uma lojinha de souvenirs, onde a gente compra as medalhas, que são de todos os tamanhos, com a mensagem em vários idiomas (eu comprei as minhas em francês rsrs), vende por unidade, em saquinhos com 6, 10, 12, 24 etc... à partir de 0,50 €, 1€, 2€, etc...




Além das medalhas, claro, tem terços, livros, cartões postais, bíblias, velas, muitas outras coisas.






Fora da lojinha, nos muros tem um espaço pras pessoas colocarem agradecimentos. Muitos e muitos mercis !!! 







Antes de entrar na Capela, essa placa te lembra o que aconteceu por lá:


Quando eu empurrei a porta e entrei, aquele ambiente de fé, de pureza, de harmonia e de paz tomou conta de mim. Tinha vários turistas por lá, alguns tirando fotos, claro que todo mundo quer levar a sua recordação pra casa, mas tudo muito discreto e respeitoso.

A minha recordação foi essa:
Sentei ali e só o que eu queria mesmo era agradecer muito !!! Agradecer por poder estar ali, por ter conseguido realizar meu sonho de conhecer Paris e pensar em todas as pessoas, família e amigos, que de alguma forma contribuíram para que tudo desse certo. Foi um momento maravilhoso, que me tocou profundamente, mesmo que eu não seja assim super praticante do catolicismo, é com certeza um local carregado de fé e boas energias.

Meu próximo destino agora era o Museu Rodin, aliás os Jardins do Museu Rodin!!

À bientôt !

2 comentários:

  1. Oi Vânia; está eu não conheci! Erro que pretendo corrigir em breve...Como sempre suas postagens são gostosas de se ler, fico sempre ansioso esperando pelos próximos posts, mas acho que sei porque você vai colocando aos poucos, é para estender sua viagem a esta cidade maravilhosa que é Paris.
    De toda maneira aguardo ansiosamente pelos próximos posts

    ResponderExcluir
  2. Olá Junior !

    Muito obrigada!! Vc acertou em cheio, tem que ser devagar com o blog pra ir se deliciando com os momentos e principalmente pra lembrar de todos os detalhes possíveis !! hehe (eu: a loka dos detalhes rsrs)

    Valeu !! :)

    ResponderExcluir